HIGIENIZAÇÃO E MANUTENÇÃO:
- Esterilização, Desinfecção e Limpeza sem uso de produtos químicos;
- Substituição de mangueiras, torneiras, placas, termostatos entre outras peças,
TÉCNICAS ADEQUADAS:
- O bebedouro, purificador ou filtro de água de pressão ou garrafão é desligado e em seguida se esgota a água;
- No momento da higienização é introduzido no bebedouro, purificador ou filtro de água, solução microbicida, inodoro, incolor e inofensivo à saúde, para higienização completa do sistema;
- Logo após a aplicação, a solução é escoada e o bebedouro, purificador ou filtro de água é enxaguado;
- Dependendo do tipo de bebedouro, purificador ou filtro de água, as torneiras são retiradas e um aparelho específico é introduzido nas serpentinas, para melhor remoção de algas, areias, barro, limbos, bactérias, e outros sedimentos;
- Caso seja necessário, torneiras e mangueiras são substituídas;
- Após higienização e manutenção, o bebedouro, purificador ou filtro de água recebe o Selo de Higienização.
PERIODICIDADE
A Organização Mundial de Saúde e seus fabricantes, aconselham a cada 06 (seis) meses higienizar os bebedouros, purificadores e filtros de água, afim de evitar a contaminação por algas, barro, areia, entre outros sedimentos.
Essas contaminações podem ocasionar odor e mau gosto na água. O acúmulo desses sedimentos pode causar entupimento nos bebedouros, purificadores e filtros de água, mau funcionamento do termostato, entre outros problemas.
A falta de higienização dos bebedouros, purificadores e filtros de água podem provocar transtornos no aparelho digestivo, devido a formação de BIOFILME (paredes bacteriológicas).
A formação de biofilmes é inevitável. Eles se formam em qualquer superfície que tenha contato com a água.
O Ideal é que a manutenção de bebedouros, purificadores e filtros de água, seja uma das prioridades no escopo da saúde. O que ainda é uma realidade um pouco distante do que acontece atualmente em muitas organizações.